segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Couve-flor Empanada Assada ( fácil )

Vou dizer mais uma vez para vocês, que é para ninguém esquecer:
 Suzy e frituras não combinam!
Eu me queimo, faço sujeira, odeio o cheiro que fica
 no apartamento, e não é saudável!
Estou sempre procurando soluções alternativas para as coisas que não faço por necessitarem de fritura, mas que a família adora!
Hoje vou deixar a dica da couve-flor empanada! 
Dá para fazer no forno sim, e fica uma delícia!






Você vai precisar de:
* 1 couve flor limpa e cortada em buquês;
* sal;
* 3 ovos batidos;
* 5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
* cheiro verde picado a gosto;
* 1/3 de copo de água gelada;
* 3 colheres de queijo parmesão ralado;
* pimenta (opcional);
* orégano a gosto;
* 1 colher (chá) de fermento;
* 3 colheres (sopa) de farinha de rosca. 

Cozinhe a couve flor em água e sal, até que fique macia, mas firme. Coloque em uma peneira para que escorra bem. Deixe ficar bem fria.
Em um recipiente misture os ovos batidos, sal, a água gelada, a farinha, o queijo parmesão, o cheiro verde, a pimenta, o orégano,  e a farinha de rosca, até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e formem um mingau meio grosso. Se preciso junte mais farinha de rosca. Por último junte o fermento e misture.
Unte generosamente uma assadeira com margarina. Aqueça o forno.
Passe cada buquê de couve-flor na mistura cremosa preparada, e vá arrumando na assadeira. Leve ao forno até que estejam dourados.
Sirva a seguir!




54 comentários:

  1. adorei a abertura do texto...tá que nem Eu...hahaha
    vou testar!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ficaram de comer com os olhos também...adoro couve flor...assim então hummm
    Vou testar hoje mesmo

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu chamava de "árvore"qdo criança,rs. Sempre gostei de couve-flor. Esta vou testar. Bjos,Suzy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito...já quero repetir a dose e comer muitas arvorezinhas!!! Beijos, Cris

      Excluir
  4. Delícia... vou fazer! Saudável...hehehehe
    Amo couve flor!

    ResponderExcluir
  5. vou fazer!!! obrigada, Suzy.
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Angela! Adoro compartilhar essas delícias com vocês!
      Beijos

      Excluir
  6. Sou igual vc, evito o máximo de fazer frituras.
    Com certeza, vou experimentar esta receita. Ficaram lindas, fiquei aqui salivando.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicentina, já sofri duas queimaduras feias com óleo quente! Agora fujo mesmo!!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oba! Renatinha-antifrituras agradece! :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy foje-de-frituras também agradece!!! Beijão

      Excluir
  8. tem mesmo que colocar a farinha de rosca? não dá certo só com a farinha de trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe demorar para responder, Helena! Estou viajando e só conectei agora. Sim, é preciso farinha de rosca! Explico: É preciso que a massa fique mais grossinha para que não escorra totalmente da couve. Se você colocar só farinha de trigo, ela vai ficar grossa, mas pesada e mais lenta para assar. Sem contar que o sabor da farinha de trigo vai prevalecer!
      Beijo

      Excluir
  9. Obrigada Suzy, vou fazer hoje ainda

    ResponderExcluir
  10. Água na boca, hummm! Tem brincadeira no Blog. Se der passe lá , e quando tiver um tempinho, responda as perguntas, tá?
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Suzy minha querida,que tentação o seu blog,só tem delícias,vou experimentar algumas coisinhas,bjo.

    ResponderExcluir
  12. Posso fritar ele no oleo quente tipo empanado, sem ser no forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, sim! Só deixe a massa um pouquinho mais grossa! bjs

      Excluir
  13. Olá Suzy, Gostei muito de sua receita. Fez muito sucesso aqui em casa. O seu Blog é maravilhoso. Parabéns! Abraço! Patrícia

    ResponderExcluir
  14. Olá Suzy, Fiz a receita e foi o maior sucesso aqui em casa. Além de ser deliciosa e muito leve, não é difícil de se preparar.

    Parabéns pelo Blog, ele é maravilhoso.

    Abraço!

    Obs: Tenho um blog de artesanato, depois dá um passadinha por lá o endereço é: http://as3artes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. oi Suzy

    adorei a sua receita fiz e ficou maravilhosa estou adorando o seu blog pena que só descobri hoje posso dar uma sugestão porque você não coloca as receitas em ordem alfabética ficaria mais fácil parabéns as suas receitas são ótimas estou indicando para um monte de amigas um grande bj

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/6/13 11:34

    Olá Suzy...
    Fiz e todos amaram....
    Obrigada por compartilhar conosco suas experiências maravilhosas....

    ResponderExcluir
  17. Suzy!
    Repetaculê!
    Obrigado por compartilhar esta maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Leandro!
      Agora é hora de testar a receita! ;)
      Beijo

      Excluir
  18. Vou fazer amanhã! Tb odeio fazer fritura!

    ResponderExcluir
  19. Que delicia, minha filha chama a couve flor de ovelhinhas....

    ResponderExcluir
  20. Que delícia, vou fazer pois minha filha ama couve flor, e chama de ovelhinhas rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ela goste das minhas ovelhinhas!!! kkkkk
      Beijos, Hellen!

      Excluir
  21. q deliciiiiiaaaaa

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo seu blog adoro receitas saudáveis e sou vegetariana então é muito bom encontrar receitas como estas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Suzy, esta couve fica crocante?

    ResponderExcluir
  24. Temos sempre que buscar alternativas saudáveis e gostosas. Lá em casa tbm não rola fritura e, sinceramente, não faz falta. A gente aprende a conviver e se acostuma. Até refogar alho eu aprendi sem óleo e frango, só com água. Fica ótimo e o frango macio, macio.
    Bjks e aparece lá no meu blog. Tem algumas receitinhas tbm, saudáveis e práticas, do jeito que eu gosto, para o dia a dia.
    www.feminiana.blogspot.com #seguindo

    ResponderExcluir
  25. Oi suzy, parece ótima, vou testar... Abraxxx Tom

    ResponderExcluir
  26. OI Suzy gostei desta receita vou fazer hoje para o almoço, pois não gosto muito de fazer frituras, sucesso e bisucas

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Suzy. Fiz essa receita no último fim de semana e todos amaram. Fiquei com uma dúvida com relação aos ovos batidos...fiz com eles levemente misturados como que pra omelete...é assim mesmo ou deveria ter sido daqueles fofos batidos como que para fazer bolo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É do jeitinho que você fez, Fabiana!
      Que bom que gostaram! Fico feliz!!! :D

      Excluir
  28. Olá Suzy, não sou muitl de comentar em blogs, mas no seu faço questão. Moro nos USA e não tenho uma comunidade brasileira aqui perto. Suas receitas fáceis de fz me fazem sentir o sabor brasileiro. Achei seu blog domingo procurando essa receita de couve-flor que fiz no mesmo dia e.hj foi a vez dos vulcoezinhos de carne moida. Meu noivo que é daqui ja perguntou se era a receita brasileira, ele amou as duas. A próxima receita vai ser o briganana de colher.
    Parabéns! Vou colocar seu blog nos meus endereços de Internet favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara, que delícia ler isso! É muito gratificante ler que de alguma forma nosso trabalho é admirado, mas principalmente que mesmo de longe, podemos ajudar alguém a se sentir acolhido! Me senti acariciada pelo seu comentário! MUITO obrigada, querida! Fiquei feliz!!! Beijokas!

      Excluir
  29. Oi Suzy ,

    acabei de fazer essa receita , substituí a farinha de trigo por farinha de arroz, a farinha de rosca por semente de linhaça triturada. Ficou uma delícia e sem gluten.
    Muito obrigada por compartilhar essa receita.
    Abraço. Maria Amélia

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia eu fiquei com uma dúvida
    Para q serve o fermento?
    Nessa receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcio! O fermento torna a massa mais leve! ;)

      Excluir
  32. A Véia do blog21/9/16 18:43

    Suzi pra que postar se a gente nao pde colocar no nosso caderninho de receitas???? nEntão nesse mundo informático e virtual temos que copiar a mãr pra depois digitar?....Ou tem uma jeito de poder te-lo que não sei?...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que postar? Porque eu quero, oras! kkkkkkkkkkkk Afinal é o MEU blog! Agora, brincadeirinhas à parte, tive que interromper a função copiar por causa de gente que não tem um pingo de ética e educação, sabe como é? Vá em follow by e-mail e se inscreva. A partir daí, você receberá todas as minhas receitas por e-mail.

      Excluir
  33. Muito boa essa receita, ficou ótima como se fosse frita, fiz e minha mãe adorou.

    ResponderExcluir
  34. amei! também não faço frituras. tudo no forno ou cozido. amei a receita! já salvei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...