sábado, 27 de setembro de 2014

Batatas ao Murro com Couve de Bruxelas (fácil)

As Batatas ao Murro são um clássico da cozinha portuguesa.
 São bem fáceis de preparar, saborosíssimas, e vem com um bônus extra...
é muito bom dar um murro nas batatas! rss
Essa postagem vai para a minha amiga Eliana, que as chama
 carinhosamente de "batatas agredidas"!



Você vai precisar de:
* 6 batatas médias com casca;
* sal;
* azeite extra-virgem;
* 3 dentes de alho cortados em lâminas finas;
* 1 pacote de couve de bruxelas.
Só?
Só!!!

Cozinhe as couves de bruxelas no vapor até que ao espetá-las com a ponta de uma faca, elas estejam macias. Reserve.
Cozinhe as batatas com as cascas em água e sal até que estejam macias ao espetar com a ponta de uma faca. As minhas eu cozinhei direto no microondas por 8 ou 10 minutos. Coloque as batatas ainda quentes em cima de uma tábua de cozinha, e cubra com um filme plástico. Mire o meio de cada batata e dê um suave murro para que achate um pouquinho e a casca se parta. Murro suave, tá?! Não queremos purê de batatas! Descarte o filme plástico.
Em uma frigideira coloque um generoso fio de azeite e doure as lâminas de alho. Retire da frigideira com uma escumadeira e descanse em papel toalha para que o alho fique sequinho! Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e doure a as batatas dos dois lados. Retire da frigideira e leve a uma travessa. Coloque na frigideira as couves de bruxelas e dê uma rápida fritadinha girando algumas vezes cuidadosamente a frigideira. Despeje  as couves sobre as batatas e espalhe sobre tudo as lâminas de alho douradas. Se você optou por cozinhar as batatas no microondas como eu, polvilhe sal sobre elas, e sobre as couves. Sirva a seguir, bem quentes. 

Essas batatas são perfeitas para ser servidas com bacalhau. Como aqui em casa os filhos não gostam muito, eu servi com  Costelas na Cerveja ( receita AQUI )




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...