sábado, 28 de janeiro de 2017

Pernil Agridoce (maravilhoso)

 Hoje me bateu um daqueles "siricuticos de panela". Eu tinha o pernil, mas não queria fazer nada parecido com o que estou acostumada a fazer. Então, optei por algo de sabor marcante, utilizando  os ingredientes que eu tinha em casa. O resultado? Delicioso! Não dava para parar de comer!
Faça e me conte o que achou!



Você vai precisar de:
* 1 kg de pernil de porco cortado em cubos;
* Sal;
* 1 dente grande de alho picado;
* 1 colher (sobremesa) de molho de pimenta;
* 1 colher (sopa) de amido de milho;
* 1 fio de óleo;
* 1 cebola cortada em tiras;
* 1 colher (chá) de páprica picante;
* 1 colher (chá) de páprica doce;
* 1 colher (sopa) de gengibre bem picadinho;
* 1 xícara (café) de catchup picante;
* 100 ml de vinho branco seco;
* 100 ml  de água quente;
* Cebolinha para polvilhar.

Tempere o pernil com o sal, o alho e a pimenta. Deixe no tempero por 1 hora. Junte as pápricas.
Coloque um pouco de óleo em uma frigideira funda,  e frite ligeiramente os cubos de pernil, até que estejam dourados de todos os lados. Polvilhe o amido sobre o pernil e mexa. Junte as tiras de cebola, o gengibre, e o catchup. Volte a mexer, e deixe no fogo até que o catchup escureça um pouco, adquirindo um tom marrom. É rapidinho!  Assim que atingir esse tom marrom, junte o vinho e a água, e deixe ferver até reduzir o caldo à metade. Nesse momento o caldo estará grosso, e é isso que queremos. Transfira para uma travessa e polvilhe a cebolinha picada. Sirva a seguir, com arroz branco e purê de batatas.
Ah...se prepare para os elogios! Eu ouvi muitos! 


Dicas da Suzy
Vale a pena ter as pápricas em casa. Páprica é uma especiaria feita do pimentão vermelho e  dura muito tempo se bem fechadinha em um potinho. Tanto um tipo como outro, podem ser usadas em várias receitas.
O gengibre eu também tenho sempre na geladeira. Compro uma raiz pequena bem firme, e mantenho em um saquinho na gaveta dos legumes da geladeira. Ele se conserva por quase três meses!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...