sexta-feira, 31 de março de 2017

Bacalhau e Camarão na Moranga

Bem, quem me segue sabe que sofro de siricuticos, né?!
Nunca consigo fazer nada que já tenha feito, exatamente da mesma forma. É uma energia criativa que flui o tempo todo.
Dia desses, fazendo compras, passei por uma pilha de morangas. Prá que, né?! Trouxe a moranga, uma bandejinha de lascas de bacalhau, um pacotinho pequeno de camarão pré cozido...
Bem, o resultado é esse aí!



Você vai precisar de:
* 1 moranga de tamanho médio, bem firme e com gomos bonitos;
* 300g de lascas de bacalhau dessalgado;
* 200g de camarão pré cozido;
* 1 cebola média picada;
* 1/2 pimentão vermelho picado;
* 2 dentes de alho picados;
* 1 fio generoso de azeite;
* 2 tomates sem pele e semente picados;
* 300ml de molho de tomate pronto;
* 200ml de leite de coco;
* 1 bisnaga de Catupiry;
* Sal;
* Molho de pimenta vermelha;
* Salsinha e Coentro.

O preparo desse prato é bem simples, basta que você organize sua cozinha e deixe os ingredientes picados à mão. Eu já disse algumas vezes, que em cozinha desorganizada, até fazer chá de saquinho é complicado. Mas, vamos lá!
Lave bem sua moranga com uma escova em água corrente. Seque e retire a tampinha. Para que a minha ficasse redondinha eu usei um pires de chá como guia, e cortei em volta dele, bem rente.
Retire cuidadosamente as sementes, coloque a tampinha de volta, embrulhe sua moranga em papel alumínio (lado brilhante para dentro), e leve ao forno médio/alto por 45 minutos. Retire do forno e espete com a ponta de uma faca. A moranga deve estar macia, sem oferecer resistência à entrada da faca. Com uma colher, retire um pouco da polpa cozida da moranga, mas deixando uma camada de uns dois centímetros por dentro. Esmague grosseiramente com um garfo, a polpa retirada. Reserve. 
Corte as lascas de bacalhau em cubos. Reserve.
Em uma panela, coloque o generoso fio de azeite e refogue o alho, a cebola, o pimentão, e o tomate. Junte as lascas de bacalhau e refogue por uns dois minutos. Junte a abóbora esmagada, o molho de tomate, pimenta a gosto, e o leite de coco. Deixe ferver até que engrosse um pouco. Junte o camarão e duas colheres bem cheias de catupiry. Ferva por mais um minutinho. Apague o fogo e junte a salsinha e o coentro.
Reserve.
A moranga deve estar morna agora. Pegue o restante do catupiry e espalhe por dentro dela, forrando toda volta. Despeje dentro dela o refogado de bacalhau. Passe um pouco de margarina nas mãos, e esfregue toda moranga por fora. Leve de volta ao forno, já recheada, por 15 minutos (sem o papel alumínio).
Vai sobrar um pouco de refogado na panela, mantenha aquecido para repor na moranga caso necessário...mas adianto que será necessário! rs

Sirva a seguir, com arroz branco e uma salada verde! 
Ah, pegue um guarda-chuva, e se prepare para a chuva de elogios!

Dica
Creio que você não encontrará lascas de bacalhau já dessalgadas no mercado, mas dessalgá-las é mais rápido que as postas de bacalhau. Lavei em água corrente, deixei de molho por 8 horas e troquei a água 3 vezes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...